Compreender as métricas das mídias é um dos elementos para o sucesso de uma campanha de marketing. Após realizar todo o planejamento das campanhas, a mensuração dos resultados indica se a estratégia adotada foi assertiva.
Para gerentes de marketing, essa tarefa se torna ainda mais importante, já que a partir dessa análise é possível otimizar investimentos, garantir melhores resultados e, consequentemente, alcançar os objetivos estabelecidos.
Neste guia, a Agência L3ft explora o universo das métricas de mídia paga, como interpretá-las e utilizá-las para tomar decisões corretas.
O que é mídia paga?
Mídia paga é qualquer tipo de publicidade online em que se investe dinheiro para exibir seus anúncios, em plataformas como Google Ads, Meta Ads (Facebook e Instagram), TikTok Ads e LinkedIn Ads.
Isso permite alcançar um público específico e segmentar as campanhas de acordo com diversos critérios, como idade, localização, interesses e comportamento online. Esse investimento possibilita diversas vantagens:
- Assertividade: por atingir um público qualificado, a campanha é mais assertiva, otimizando os recursos financeiros;
- Resultados mensuráveis: é possível acompanhar as métricas das mídias para verificar a performance e o retorno do investimento;
- Flexibilidade: a campanha pode ser ajustada de acordo com as necessidades e objetivos do negócio.
- Controle do orçamento: o dinheiro investido é acompanhado em tempo real e pode ser ajustado automaticamente conforme a performance. Também é possível definir um limite de gastos.
Principais métricas das mídias pagas
As principais métricas das mídias fornecem percepções sobre o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para alcançar melhores resultados.
1. Impressões
As impressões representam o número de vezes que o seu anúncio foi exibido para o público. Essa métrica ajuda a entender o alcance da sua campanha, ou seja, quantas pessoas tiveram a oportunidade de visualizar o seu anúncio.
2. Cliques
Os cliques indicam quantas vezes as pessoas clicaram no seu anúncio e foram direcionadas ao seu site ou landing page. Essa métrica demonstra o interesse do público em seu anúncio e em sua oferta.
2.1 Vendas
Uma das métricas das mídias mais importantes para qualquer negócio é a venda. Ela indica quantas pessoas realizaram uma compra após interagirem com o seu anúncio. No entanto, é fundamental entender que nem sempre a falta de vendas é um problema da campanha.
“A taxa de conversão depende de diversos fatores, como usabilidade do site, boa experiência de navegação do usuário, fotos nítidas dos produtos, tempo de carregamento das páginas, botões, além dos próprios diferenciais de produto, como frete grátis, formas de pagamento, cupom de desconto, cashback, preço, entre outros”, explicou o supervisor de mídia paga da Agência L3ft, Gustavo Borges.
“O ideal é que o site tenha algum tipo de prova social, como depoimentos de clientes reais. Isso ajuda muito na taxa de conversão por passar uma maior confiabilidade.”
5. Taxa de Conversão
A taxa de conversão indica a porcentagem de pessoas que realizaram uma ação desejada após interagir com o seu anúncio, como uma compra, o preenchimento de um formulário ou o download de um ebook.
Fórmula: (Usuários que realizaram a ação / Todos os usuários) x 100
6. CTR (Click-Through Rate)
O CTR (Click-Through Rate) é a taxa de cliques, ou seja, a porcentagem de pessoas que clicaram no seu anúncio em relação ao número de impressões. Um CTR alto indica que o seu anúncio é relevante e está atraindo a atenção do público.
Fórmula: (Cliques / Impressões) x 100
7. CPC (Custo por Clique)
CPC (Custo por Clique) é o valor pago por cada clique no seu anúncio. Essa métrica é importante para controlar os custos da sua campanha e garantir que o investimento esteja sendo utilizado de forma eficiente.
Fórmula: Custo total da campanha / Número de cliques
8. CPL (Custo por Lead)
O CPL (Custo por Lead) é o valor de cada lead gerado pela sua campanha. Essa métrica é importante para avaliar o custo de aquisição e otimizar suas estratégias de geração de leads.
Fórmula: Custo total da campanha / Número de leads
9. ROAS (Return on Ad Spend)
O ROAS (Return on Ad Spend) é o retorno sobre o investimento em anúncios, ou seja, quanto se ganha para cada real investido em mídia paga. Essa métrica verifica a rentabilidade da sua campanha e o retorno do investimento.Fórmula: (Receita gerada pela campanha / Custo total da campanha)
Leia nosso artigo sobre ROI e ROAS para entender melhor o retorno de investimento em anúncios.
Métricas X KPIs
É importante entender a diferença entre métricas das mídias e KPIs (Key Performance Indicators). As métricas são dados brutos que medem o desempenho das suas campanhas, enquanto os KPIs são indicadores chave de performance que medem o progresso em relação aos seus objetivos de negócio.
Para que as suas campanhas de mídia paga sejam efetivas, é preciso definir KPIs que estejam alinhados aos seus objetivos de marketing. Esses KPIs devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado (a famosa fórmula SMART).
Ao definir e acompanhar KPIs relevantes, você garante que as suas campanhas contribuam para o sucesso do seu negócio e que os seus investimentos em mídia paga estão gerando resultados reais.
Aqui na L3ft, monitoramos diariamente todas as campanhas dos clientes para garantir que estejam de acordo com a meta de cada um.
Disponibilizamos um controle de investimentos de mídia que é atualizado automaticamente com os dados de todas as campanhas, para que eles tenham acesso e consigam acompanhar de perto os resultados!
Ferramentas para analisar métricas das mídias

Existem basicamente dois tipos de ferramenta para analisar as métricas das mídias: as ferramentas nativas de cada plataforma e as ferramentas complementares de marketing digital, que integram vários dados no mesmo local.
Eis alguns exemplos:
- Ferramentas nativas: Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads, TikTok Ads, Pinterest Ads, entre outras.
- Ferramentas complementares: Google Analytics, Looker Studio, RD Station, HubSpot, Sprout Social e BuzzSumo.
Desafios na análise das métricas das mídias
Mesmo com a variedade de ferramentas disponíveis, com tantos dados e plataformas a análise de métricas das mídias pode ser desafiadora. Nessa etapa, alguns problemas podem aparecer:
- Sobrecarga de dados e a dificuldade de filtrar informações;
- Paralisia por análise, ou seja, excesso de análise, confusão e indecisão quanto ao próximo passo;
- Desvio do foco para métricas de vaidade, que não refletem necessariamente o sucesso da campanha;
- Falta de tempo e recursos limitados;
- Mudanças constantes nos algoritmos e plataformas;
- Dificuldade de integrar dados de múltiplas ferramentas.
Precisa de ajuda? Deixe as métricas das mídias com a L3ft
A análise de métricas das mídias pagas é algo complexo e trabalhoso, que exige tempo e experiência. Se você é gestor de marketing ou dono de uma empresa e precisa de ajuda para mensuração de resultados, entre em contato com a Agência L3ft!
Deixe a otimização das suas campanhas por nossa conta e tenha a tranquilidade de ver suas métricas decolarem!
Com expertise em análise de métricas e gestão de campanhas de mídia, a Agência L3ft otimiza seu tempo e entrega resultados reais.