Você sabe o que faz o CMO (Chief Marketing Officer)?

Dentro de uma empresa, existem diversos cargos conhecidos como C-level, que representam posições de alta liderança. Entre eles, está o CMO, sigla para Chief Marketing Officer, ou seja, Chefe de Marketing. Este cargo tornou-se popular e é agora integral à estrutura de muitas empresas conceituadas em todo o país. Mas, afinal, o que exatamente faz […]

Dentro de uma empresa, existem diversos cargos conhecidos como C-level, que representam posições de alta liderança. Entre eles, está o CMO, sigla para Chief Marketing Officer, ou seja, Chefe de Marketing. Este cargo tornou-se popular e é agora integral à estrutura de muitas empresas conceituadas em todo o país.

Mas, afinal, o que exatamente faz um CMO? Neste artigo, vamos explicar melhor quais são as responsabilidades desse profissional, sua área de atuação e sua importância em uma organização. 

Vamos lá?

O que faz o CMO?

A sigla CMO significa, em tradução livre para o Português, chefe ou executivo de marketing. Esse profissional é responsável por planejar, coordenar e implementar as estratégias de marketing da empresa, sendo peça-chave para o posicionamento e fortalecimento da marca.

Normalmente, o cargo é ocupado por alguém com ampla experiência prática de marketing, capaz de analisar o mercado, identificar oportunidades e antecipar possíveis desafios. 

Com base nessas informações, o CMO propõe soluções e melhorias para impulsionar o crescimento da empresa. Ele lidera a equipe de marketing e desempenha o papel de “decision maker“.

O CMO também é responsável por fazer a manutenção da reputação da empresa, construindo um brand persona claro que se conecte com os clientes.

Ser um bom CMO significa ter:

  • Boa capacidade de liderança;
  • Conhecimento técnico da área;
  • Visão crítica de dados;
  • Ser um bom estrategista;
  • Criatividade;
  • Visão de longo prazo;
  • Ótima comunicação;
  • Organização;
  • Flexibilidade.

Ademais, o CMO precisa ser um bom estudante, pois o cargo exige atualização constante sobre mudanças no mercado, novas ferramentas e tendências, além de questões sociais e acontecimentos globais que possam impactar o negócio.

Foto de homem em escritório em pé em frente a um quadro de recados.

Principais responsabilidades do CMO

O CMO é responsável por liderar todas as atividades da equipe de marketing. Dentre suas principais responsabilidades, estão:

  • Desenvolvimento de estratégias de marketing, definindo objetivos, público-alvo e canais de comunicação prioritários;
  • Gestão da identidade e posicionamento da marca;
  • Análise de mercado;
  • Análise de dados de vendas, tráfego e visibilidade de marca;
  • Gestão da equipe de marketing;
  • Recrutamento e seleção de colaboradores, fornecedores e agências de marketing digital;
  • Planejamento e supervisão da execução de campanhas de marketing;
  • Relacionamento com clientes e stakeholders;
  • Construção da experiência do cliente;
  • Inovação e transformação digital;
  • Gerenciamento financeiro do marketing;
  • Apoio à estratégia comercial.
Foto de CMO dando apresentação para sua equipe.

Quanto ganha um CMO?

Como explicamos, o CMO é um cargo de liderança com muitas responsabilidades, o que normalmente acompanha uma remuneração compatível. 

Segundo dados do site Salários, que reúne os salários praticados por empresas de todo o Brasil, o salário médio de um CMO no país é de R$25.000,00, sendo o teto salarial para o cargo R$62.499,29  (dados de 2025).

Outros sites, como a plataforma de empregos Glassdoor, apontam um valor mais baixo, sendo o salário médio de um CMO R$12.000,00.

Você é CMO de uma empresa e está buscando soluções para fortalecer sua marca e mobilizar campanhas de marketing efetivas? 

Conheça os serviços e diferenciais da Agência L3FT. Aqui, você encontra soluções personalizadas de marketing digital, desde redes sociais e cobertura de eventos até SEO e tráfego pago. Com a L3FT, sua empresa vai mais longe!