Imersão presencial do G4 Traction: CEO da L3ft compartilha como foi sua experiência 

O G4 Traction é uma imersão de três dias para quem busca estratégias práticas de gestão empresarial. Com uma programação intensa, das 8h às 21h, o evento aborda temas essenciais como finanças, cultura organizacional, liderança, marketing, growth, vendas e experiência do cliente.  O G4 Traction é realizado pelo G4 Educação, uma empresa de impacto significativo […]

O G4 Traction é uma imersão de três dias para quem busca estratégias práticas de gestão empresarial. Com uma programação intensa, das 8h às 21h, o evento aborda temas essenciais como finanças, cultura organizacional, liderança, marketing, growth, vendas e experiência do cliente. 

O G4 Traction é realizado pelo G4 Educação, uma empresa de impacto significativo no ecossistema empreendedor brasileiro. Criado pelos empreendedores Tallis Gomes, Alfredo Soares e Bruno Nardon, o G4 Educação faz a diferença no mercado por meio da construção de cursos práticos.

Mais do que conhecimento, o evento promete entregar soluções aplicáveis para fortalecer seu negócio e corrigir suas fragilidades. Desde sua primeira edição em 2022, o evento já impactou mais de 15 mil alunos e 7 mil empresas, contribuindo para a geração de mais de 100 mil empregos.

Mas será que realmente compensa? Eu, Thais Vaurof, CEO da L3FT, participei do evento e vim contar para vocês em primeira mão como foi a minha experiência. 

Conteúdos das palestras

Todos os dias do evento foram cheios de palestras, que duravam entre 3 e 4 horas. Havia uma pausa para o almoço e uma pausa curta de coffee break.

O primeiro dia da imersão focou nos temas de finanças, liderança e cultura, com diversos conteúdos sobre gestão de pessoas e contabilidade, entre outros tópicos.

No primeiro dia, minha palestra preferida foi a ministrada pelo sócio da Sólides e fundador da Flashvolve.com, David Ledson. David falou sobre a importância da cultura organizacional e apresentou soluções práticas para melhorar o ambiente de trabalho, mesmo em negócios totalmente remotos, como é o caso da L3FT. 

Foto de palestra na G4 Traction.

O segundo dia do G4 Traction foi voltado para o universo do marketing, vendas e growth. Para mim, a palestra de Marketing e Aquisição, conduzida por Yago Martins, Fundador e CEO da Nalk, sobressaiu. Aprendi lições importantes tanto para minha empresa, quanto para meus clientes. 

O terceiro e último dia da imersão trouxe reflexões sobre experiência do cliente e construção de times independentes dentro da empresa. O Ex-CEO do G4 Educação, Lucas Riedo, fez uma excelente palestra sobre operações e processos eficientes. Durante sua apresentação, ele mostrou formas eficientes de implementar processos e garantir que a equipe os siga. 

Na minha percepção, o grande destaque do evento foi a combinação entre estudo teórico e aplicações práticas. Além de compartilhar experiências reais, os palestrantes desenvolveram materiais de apoio robustos, apresentando métodos e processos testados em suas próprias empresas, de forma flexível, para que cada participante pudesse adaptá-los à sua realidade.

Networking

E o networking? Fluiu? 

O networking no G4 Traction foi fortemente influenciado pelo local e a estrutura do evento. Esta edição aconteceu em um teatro, com um palco na frente e os participantes ficavam na plateia. Este formato, infelizmente, limitou um pouco as interações durante o evento.

Contudo, a escolha do teatro também fez com que, durante as pausas, os participantes compartilhassem o mesmo espaço e sentassem em mesas comunitárias, facilitando o contato e o bate-papo.

Quem estava aberto a construir novos relacionamentos de trabalho fez proveito. Conversei com diversos empresários de vários setores, cujos negócios possuem níveis de maturidade semelhantes, superiores ou inferiores ao meu, e essa troca foi bem positiva.

Foto de empresários fazendo networking na G4 Traction.

Vale a pena ir?

No geral, sim, vale a pena ir ao G4 Traction. No dia a dia de um empresário, é raro ter três dias inteiros dedicados exclusivamente a refletir sobre o negócio e buscar conhecimento para melhorias. 

São mais de 30 horas de imersão, cercadas por experts com experiências valiosas para compartilhar. Essa dinâmica ajuda a visualizar soluções para problemas existentes e a identificar outros pontos de melhoria que antes passavam despercebidos.

Além dos pontos positivos, há também aspectos que podem ser aprimorados pela equipe do G4 Traction. A estrutura do evento deixou a desejar em alguns pontos, e muitos participantes enfrentaram dificuldades por falta de espaço para as refeições durante o almoço e o coffee break.

No entanto, até mesmo essa falha trouxe um aprendizado e destacou a eficiência da empresa organizadora. Após as reclamações no primeiro dia, o G4 Educação rapidamente se mobilizou para resolver o problema, implementando turnos de almoço intercalados entre empresas de diferentes setores. 

A programação foi ajustada para que ninguém perdesse conteúdo e, ao mesmo tempo, pudesse descansar com conforto nas pausas. Foi uma grande lição de gestão de crise e experiência do cliente.

Ademais, apesar de o G4 Educação ter selecionado nomes extremamente importantes e relevantes para o evento, gostaria de ver mais diversidade no corpo de palestrantes (pessoas de diferentes cores, etnias, sexos e gêneros). 

Como um todo, essa experiência inspiradora contribuiu significativamente para minha trajetória como empreendedora. Além do evento pontual, também estou participando do Journey, a mentoria de 12 meses do G4 Educação. 

O programa aprofunda fortemente os temas discutidos nos três dias de evento e nos ajuda a aplicar todos esses conhecimentos no dia a dia da empresa. Logo mais venho contar para vocês como está sendo. Acompanhe o blog da L3FT para não perder as atualizações!