A inteligência artificial é uma das maiores tendências de 2025 e tema central das discussões no mercado de trabalho. Por isso, ao discutir o tema, é importante basear-se em pesquisadores sérios e analisar o que foi dito sobre o campo ao longo dos anos para expor melhor o contexto em que o mundo se encontra hoje.
Neste artigo, a Agência L3FT apresenta 10 frases de Inteligência Artificial para você usar em apresentações ou compartilhar em suas redes sociais, trazendo contexto e fontes para seus conteúdos. Vamos lá?
1. “[A Inteligência Artificial] é o estudo de como os computadores fazem coisas que, no momento, pessoas fazem melhor” – Elaine Rich
Elaine Rich é uma pesquisadora e cientista da computação americana que discutia inteligência artificial muito antes dos computadores serem popularizados.
Essa frase foi dita por ela em seu livro “Artificial Intelligence” de 1983 e reflete o senso comum daquela época sobre a inteligência artificial, que ainda é relevante para muitos especialistas hoje: a inteligência artificial é o treinamento de máquinas para copiar ou imitar o processo de pensamento humano.
2. “A Inteligência Artificial será a maior conquista da humanidade. Mas também pode ser a última” – Stephen Hawking
Para Stephen Hawking, um dos maiores cientistas da história e conhecido pelo seu trabalho na física teórica, a inteligência artificial representa uma grande conquista, mas, se explorada sem limites e reflexões éticas, ela pode ser a ruína da humanidade.
Essa frase de Hawking reflete discussões atuais sobre o uso indevido da inteligência artificial, violando limites de direitos autorais, propagando informações falsas e até mesmo sendo usada para crimes.
3. “A inteligência artificial é a nova eletricidade. Ela irá transformar todos os setores da sociedade e impulsionar o progresso humano de uma forma sem precedentes.” – Andrew Ng
Esta frase é assinada por um dos principais especialistas mundiais em Inteligência Artificial, fundador do projeto Google Brain e líder de iniciativas educacionais em DeepLearning.Ai e do Ai Fund.
Andrew Ng, grande ativista da democratização do acesso ao conhecimento em IA, ressalta a magnitude do impacto da inteligência artificial em nossas vidas. Assim como a eletricidade é vista como um ponto de partida para inúmeras mudanças socioeconômicas, para Andrew, a IA terá um impacto tão significativo quanto.
4. “A inteligência artificial é como o fogo: pode ser uma grande ferramenta, mas também pode ser perigosa se não for controlada.” – Max Tegmark
Max Tegmark é físico, cosmólogo e pesquisador de aprendizado de máquina. Atualmente, atua como professor na maior universidade de tecnologia do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
A frase do pesquisador une o pensamento de Andrew e de Hawking ao comparar a IA com o fogo, que, assim como a eletricidade, foi uma ferramenta revolucionária para a humanidade, mas aponta que essa ferramenta também pode ser usada de forma irresponsável, causando danos irreparáveis.
5. “A inteligência artificial provavelmente irá causar o fim do mundo, mas enquanto isso não acontece, existirão grandes empresas”. — Sam Altman
Sam Altman, presidente da OpenAi, empresa criadora do ChatGPT, também chama atenção para o impacto do uso irresponsável da inteligência artificial. Contudo, sua frase destaca, em particular, a questão da responsabilidade empresarial.
Quando ele afirma, “mas enquanto isso não acontece, existirão grandes empresas,” Altman pode estar lançando uma crítica à busca incessante pelo lucro, sugerindo que as companhias podem priorizar ganhos financeiros e crescimento, mesmo diante dos riscos potenciais e ignorando o impacto de seus produtos, o que levaria a consequências extremas.
6. “A inteligência artificial está no centro da revolução digital, transformando indústrias e profissões.” – Klaus Schwab
A frase do economista e engenheiro alemão Klaus Schwab é um ótimo exemplo, para discutir o impacto da inteligência artificial no marketing. Schwab aborda a revolução digital em seu livro “A Quarta Revolução Industrial” e aponta como a IA está no centro dessas mudanças.
7. “A inteligência artificial não substitui o julgamento dos profissionais de marketing — ela transforma o custo da previsão, tornando possível personalizar em escala.” – Ajay Agrawal
A frase do economista e coautor do livro “Prediction Machines” discute um tema amplamente explorado com a chegada da IA: a substituição de profissionais humanos por máquinas. Como ressalta o autor, A frase do economista e engenheiro alemão Klaus Schwab é um ótimo exemplo, para discutir o impacto da inteligência artificial no marketing.
Esta frase é uma boa opção para preparar clientes sobre a implementação de ferramentas de inteligência artificial nas entregas de marketing da empresa.

8. “A IA está remodelando o marketing ao substituir a intuição por insights orientados por dados.” – Christoph Unger
Christoph Unger, pesquisador alemão especializado em inteligência artificial no marketing, destaca como a IA pode melhorar o trabalho do profissional de marketing. As ferramentas de IA contribuem para tomadas de decisões mais precisas e estratégicas, tirando o marketing de um campo de “tentativa e erro” para um campo analítico.
9. “A inteligência artificial não é apenas uma ferramenta de automação — ela é o novo motor de vantagem competitiva no marketing.” – Jim Lecinski
O ex-vice-presidente do Google, Jim Lecinski, também enfatiza o impacto das novas possibilidades de análise de big data pelo marketing. Hoje, com a inteligência artificial, o marketing pode observar e entender um número imensamente maior de consumidores, resultando em estratégias mais eficazes.
10. “A IA permite que o marketing evolua de campanhas amplas para experiências individuais, entregues no momento certo.” – Raj Venkatesan
A frase do professor e pesquisador Raj Venkatesan, dita em seu livro “The AI Marketing Canvas: A Five-Stage Road Map to Implementing Artificial Intelligence in Marketing” refere-se especificamente ao marketing personalizado.
O marketing personalizado não é um campo novo, mas foi fortemente expandido pela IA. Antes da popularização de ferramentas de inteligência artificial, o marketing personalizado era bem mais complicado, exigindo muitos recursos financeiros e humanos.
Agora, com a automação, até empresas com milhares de clientes podem analisar e criar soluções personalizadas para cada um.
A Agência L3FT está sempre atenta às mudanças e tendências do marketing para oferecer as melhores soluções para sua empresa.
Para isso, contamos com uma equipe qualificada e antenada às novidades do mercado, investimos em incentivo financeiro para cursos e programas de atualização profissional, além de realizarmos reuniões regulares de treinamento interno.
Descubra como podemos impulsionar o marketing do seu negócio!
Quer entender melhor como aplicar as ferramentas de inteligência no marketing da sua empresa? Confira o artigo “8 ferramentas de Inteligência Artificial muito úteis para o Marketing Digital.”