Dentro de uma empresa, existem diversos cargos conhecidos como C-level, que representam posições de alta liderança. Entre eles, está o CMO, sigla para Chief Marketing Officer, ou seja, Chefe de Marketing. Este cargo tornou-se popular e é agora integral à estrutura de muitas empresas conceituadas em todo o país.
Mas, afinal, o que exatamente faz um CMO? Neste artigo, vamos explicar melhor quais são as responsabilidades desse profissional, sua área de atuação e sua importância em uma organização.
Vamos lá?
O que faz o CMO?
A sigla CMO significa, em tradução livre para o Português, chefe ou executivo de marketing. Esse profissional é responsável por planejar, coordenar e implementar as estratégias de marketing da empresa, sendo peça-chave para o posicionamento e fortalecimento da marca.
Normalmente, o cargo é ocupado por alguém com ampla experiência prática de marketing, capaz de analisar o mercado, identificar oportunidades e antecipar possíveis desafios.
Com base nessas informações, o CMO propõe soluções e melhorias para impulsionar o crescimento da empresa. Ele lidera a equipe de marketing e desempenha o papel de “decision maker“.
O CMO também é responsável por fazer a manutenção da reputação da empresa, construindo um brand persona claro que se conecte com os clientes.
Ser um bom CMO significa ter:
- Boa capacidade de liderança;
- Conhecimento técnico da área;
- Visão crítica de dados;
- Ser um bom estrategista;
- Criatividade;
- Visão de longo prazo;
- Ótima comunicação;
- Organização;
- Flexibilidade.
Ademais, o CMO precisa ser um bom estudante, pois o cargo exige atualização constante sobre mudanças no mercado, novas ferramentas e tendências, além de questões sociais e acontecimentos globais que possam impactar o negócio.

Principais responsabilidades do CMO
O CMO é responsável por liderar todas as atividades da equipe de marketing. Dentre suas principais responsabilidades, estão:
- Desenvolvimento de estratégias de marketing, definindo objetivos, público-alvo e canais de comunicação prioritários;
- Gestão da identidade e posicionamento da marca;
- Análise de mercado;
- Análise de dados de vendas, tráfego e visibilidade de marca;
- Gestão da equipe de marketing;
- Recrutamento e seleção de colaboradores, fornecedores e agências de marketing digital;
- Planejamento e supervisão da execução de campanhas de marketing;
- Relacionamento com clientes e stakeholders;
- Construção da experiência do cliente;
- Inovação e transformação digital;
- Gerenciamento financeiro do marketing;
- Apoio à estratégia comercial.

Quanto ganha um CMO?
Como explicamos, o CMO é um cargo de liderança com muitas responsabilidades, o que normalmente acompanha uma remuneração compatível.
Segundo dados do site Salários, que reúne os salários praticados por empresas de todo o Brasil, o salário médio de um CMO no país é de R$25.000,00, sendo o teto salarial para o cargo R$62.499,29 (dados de 2025).
Outros sites, como a plataforma de empregos Glassdoor, apontam um valor mais baixo, sendo o salário médio de um CMO R$12.000,00.
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