Cobertura de eventos: tipos de cobertura e como fazer

Aqui na L3FT, nós fazemos mais que apenas uma cobertura de eventos, nós trabalhamos para transformar momentos em narrativas marcantes, que mostram para o mundo a verdadeira alma da sua marca. Esta área exige planejamento, atenção aos detalhes e uma distribuição clara de funções para que o resultado final reflita a emoção sentida por aqueles […]

Aqui na L3FT, nós fazemos mais que apenas uma cobertura de eventos, nós trabalhamos para transformar momentos em narrativas marcantes, que mostram para o mundo a verdadeira alma da sua marca. Esta área exige planejamento, atenção aos detalhes e uma distribuição clara de funções para que o resultado final reflita a emoção sentida por aqueles que estiveram presentes.

Neste artigo, explicaremos os detalhes por trás de uma cobertura de eventos completa e eficiente, compartilhando como a L3FT faz para traduzir a essência de cada evento e marca.

Como funciona a cobertura de eventos?

A cobertura de eventos consiste em registrar, documentar e transmitir os principais momentos de uma ocasião por meio de fotos, vídeos e, em alguns casos, transmissões ao vivo. 

Nosso conselho é não pensar na cobertura de eventos como um simples registro técnico e sim construir formas estratégicas de usar cada foto e vídeo captada. Uma boa cobertura conta a história do evento, reforça o posicionamento da marca e gera conteúdo valioso para outros setores do marketing.

O trabalho começa muito antes do evento acontecer e continua após seu término. Na L3FT, nós construímos uma equipe de profissionais altamente qualificados que estuda o propósito do evento, o perfil do público, o cronograma e os pontos focais das filmagens. A partir destas informações, podemos definir fatores como estilo de captura, equipamentos e mão de obra necessários.

Durante o evento, a cobertura deve mesclar a captura de momentos espontâneos com cenas dirigidas, mas sem atrapalhar a experiência dos participantes. O material que captamos pode ser utilizado durante o próprio evento para a cobertura em tempo real ou repassado para a edição de conteúdos robustos. 

Além disso, nossa equipe sempre constrói um planejamento para conteúdos mais elaborados, desenvolvidos no pós-evento para diferentes fins, tanto para divulgação do evento quanto como material de apoio para futuras campanhas.

Tipos de cobertura

Os serviços de cobertura podem variar conforme o porte do evento, a marca, o público e o objetivo da comunicação. Alguns tipos de cobertura de eventos são:

  • Fotografia institucional: registros formais, ideais para eventos corporativos, feiras e premiações;
  • Cobertura social: foco em registros espontâneos e emocionais, comuns em festas, casamentos e celebrações;
  • Cobertura jornalística: produção de conteúdo informativo com fotos e vídeos que documentam acontecimentos sob viés noticioso;
  • Vídeo highlight (after movie): Resumo dinâmico dos principais momentos, usado para promover eventos passados e futuros;
  • Transmissão ao vivo (live streaming): Ideal para eventos híbridos ou 100% online, permite alcançar públicos remotos em tempo real;
  • Reels e conteúdos para redes sociais: formatos verticais, dinâmicos e prontos para publicação rápida, durante ou logo após o evento;
  • Drone e imagens aéreas: usados em grandes produções, ajudam a valorizar a dimensão do evento e criar impacto visual.

Quais profissionais realizam a cobertura de eventos?

Para uma boa cobertura de eventos, é necessária uma equipe multidisciplinar que atue de forma integrada em diferentes frentes para captar e transformar os momentos em conteúdo estratégico. 

Aqui na L3FT, nossa equipe, além de plural, contemplando diferentes profissionais do marketing e audiovisual, entende a importância de fazer uma entrega completa, garantindo todas as imagens necessárias, mas sempre com profissionalismo. Para realizar uma boa cobertura de eventos, recomendamos profissionais como:

  • Fotógrafos;
  • Videomakers;
  • Diretor de fotografia (DOP);
  • Operadores de câmera e drones;
  • Redatores;
  • Social media;
  • Produtor de conteúdo;
  • Editor de vídeo e foto;
  • Coordenador de cobertura (ou produtor executivo).
Foto da equipe da L3FT cobrindo um evento.

Como garantir uma boa cobertura para o seu evento?

Uma cobertura de eventos eficiente exige mais do que apenas câmeras ligadas e flashes disparando. É preciso pensar na estratégia, no planejamento e contar com uma equipe preparada para transformar o evento em conteúdo de alto valor comunicacional.

Veja alguns pontos para garantir uma cobertura de eventos bem-sucedida.

Faça um planejamento prévio

Bem antes do evento começar, é essencial definir os objetivos da cobertura. Quais momentos são indispensáveis? Qual mensagem queremos transmitir? Quem são as pessoas mais importantes? 

Após coletar essas informações, a equipe deve traçar um cronograma detalhado, incluindo: tipos de registros a serem feitos; suas finalidades; o material necessário e sua disponibilidade; horários; e funções específicas para cada profissional. 

Tenha uma equipe profissional de confiança

Contar com profissionais experientes faz toda a diferença na qualidade do material entregue. Seja com equipe interna ou terceirizada, o ideal é trabalhar com quem entende os desafios de captar, editar e publicar conteúdo com agilidade e qualidade.

Contratar uma empresa especializada, como a Agência L3FT, oferece ainda mais segurança. Com know-how em eventos de grande porte, como a cobertura da Agrishow 2025, nossa equipe entrega soluções completas, da pré-produção à publicação nas redes sociais e à produção de conteúdo institucional.

Entre em contato conosco e descubra como a L3FT pode ajudar você a captar os melhores momentos do seu evento. 

Homem realizando gravação de evento

Revise a infraestrutura

Antes de qualquer evento, é essencial certificar-se de que a estrutura do evento comporta as estratégias de captação planejadas por sua equipe. Se o evento é em um local fechado e você planeja um conteúdo com drones, por exemplo, acaba que o tiro pode sair pela culatra. 

Mesmo os melhores profissionais enfrentam limitações quando a infraestrutura não está pronta. Certifique-se de que o local do evento possui:

  1. Conexão de internet estável e veloz;
  2. Iluminação adequada para captação de imagem e vídeo;
  3. Equipamentos de som e gravação em bom estado;
  4. Espaço físico para edição e produção de conteúdo;
  5. Gerador de energia como plano B em caso de falhas.

Equipamentos de luz, som e gravação podem ser fornecidos pela equipe de cobertura. Contudo, é essencial verificar a duração da bateria desses dispositivos, assim como a existência de estrutura adequada, como tomadas ou espaços que permitam o carregamento e a reorganização dos equipamentos.

Crie conteúdo audiovisual

Fotos e vídeos são a espinha dorsal de uma boa cobertura. Eles não apenas documentam, mas ampliam o alcance e prolongam o impacto do evento

Invista em registros de qualidade, com diversidade de ângulos e formatos, desde cliques espontâneos até vídeos dinâmicos para redes sociais. O material audiovisual será valioso para o marketing institucional, ações de pós-venda e futuras edições do evento.

Contate a imprensa 

A cobertura jornalística complementa a produção de conteúdo visual com informações e credibilidade fornecidas pelos veículos de comunicação. Trabalhar com uma boa assessoria de imprensa é fundamental para garantir a presença nos veículos certos, que dialogam com seu público, divulgar os detalhes do evento e ampliar o alcance.

Além de conferir credibilidade, a imprensa também produz registros adicionais e depoimentos que podem ser incorporados à estratégia da empresa. 

Mantenha seu público engajado

Durante o evento, as redes sociais são o canal mais direto para o público. Stories em tempo real, reels curtos e posts estratégicos ajudam a manter o engajamento ativo, gerar buzz e atrair novos seguidores. 

Ter um social media dedicado à cobertura ao vivo faz toda a diferença na percepção do público e no alcance das publicações. Ademais, a cobertura em tempo real nas redes prepara o terreno para os conteúdos mais elaborados que virão posteriormente, despertando o interesse do público.

Engajar o público também impulsiona a criação de conteúdos orgânicos feitos pelas pessoas que participaram do evento. Aqui na Agência L3FT, por exemplo, compartilhamos a experiência da nossa CEO, Thais Vaurof, na imersão G4 Traction. Saiba como foi o evento!

Não se esqueça do pós-evento

A cobertura não termina com o encerramento do evento. O pós-evento é o momento de transformar os registros em conteúdo valioso: posts, vídeos-resumo, depoimentos, cases, apresentações e materiais promocionais. 

Além de manter a marca em evidência, esse conteúdo reforça o impacto do evento e prepara o terreno para as próximas edições. A partir da análise das métricas de cobertura de eventos, a equipe consegue mensurar se optou pelas estratégias de engajamento corretas e identificar onde é preciso investir mais ou alterar o planejamento.

Quer ajuda para cobrir seu evento? Conte com a L3ft!

A Agência L3FT possui vasta experiência na cobertura de eventos de diversos portes e setores do mercado. Transformamos eventos em experiências que conectam marcas a pessoas.

Na L3ft, unimos estratégia, criatividade e tecnologia para oferecer uma cobertura completa: conteúdo em texto, foto e vídeo, transmissão ao vivo, colaboração com influenciadores e interação direta com o público, tanto presencialmente quanto no digital.

Com uma equipe multidisciplinar e olhar atento aos detalhes, criamos narrativas que engajam durante o evento e continuam gerando valor mesmo após seu término. Entre em contato e descubra como podemos ajudar no seu evento!