Guia de Marketing no TikTok com estratégias e ideias de conteúdo 

Com a crescente popularidade da plataforma, o marketing no TikTok ganhou importância para empresas que desejam alcançar novas audiências, principalmente entre as gerações mais jovens. Marcas de diversos setores estão aproveitando o poder da rede social para criar conexão com seus consumidores de forma moderna, por meio de estratégias criativas. A Agência L3ft analisou o […]

Com a crescente popularidade da plataforma, o marketing no TikTok ganhou importância para empresas que desejam alcançar novas audiências, principalmente entre as gerações mais jovens.

Marcas de diversos setores estão aproveitando o poder da rede social para criar conexão com seus consumidores de forma moderna, por meio de estratégias criativas.

A Agência L3ft analisou o cenário atual do TikTok para ajudar no planejamento de marketing da sua empresa. Abordaremos desde a análise do seu público-alvo até a criação de conteúdo envolvente, com dicas e exemplos práticos

Cenário atual do marketing no TikTok

O TikTok se tornou um gigante das redes sociais, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. O Brasil está na lista dos 5 principais mercados da plataforma, com uma média de 5 horas de uso diário por usuário. 

Para a descoberta de produtos e marcas, o TikTok também é poderoso. Com o fortalecimento do senso de comunidade, uma pesquisa conduzida pela Nielsen para o TikTok revelou que 76% dos usuários estão abertos a anúncios sobre novos produtos.

Esses dados mostram o potencial do marketing no TikTok para empresas que desejam aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads e impulsionar as vendas.

Como elaborar uma estratégia de marketing no TikTok para a sua empresa?

Para criar uma estratégia de marketing no TikTok é necessário realizar uma análise criteriosa, em conjunto com um bom planejamento. Cada empresa possui necessidades e objetivos específicos, por isso, essas ações devem ser personalizadas.

Para começar, analise os seguintes pontos:

  • Público-alvo: quem você quer alcançar no TikTok? Quais são seus interesses, faixa etária, comportamentos e necessidades?
  • Objetivos de marketing: o que você deseja alcançar com o marketing no TikTok? Aumentar o conhecimento da marca, gerar leads, impulsionar as vendas?
  • Concorrência: o que seus concorrentes estão fazendo no TikTok? Quais tipos de produto e de conteúdo eles publicam?
  • Recursos: quais recursos de tempo, equipe, orçamento e ferramentas você tem à disposição?
  • Tendências: quais são as tendências atuais do TikTok? Quais hashtags, músicas e desafios estão em alta? 

Com base nessas informações, você definirá as melhores estratégias de conteúdo, hashtags, formatos de vídeo e frequência de posts para alcançar seus objetivos no TikTok. 

Lembre-se que a consistência é fundamental para construir uma presença forte na plataforma e gerar resultados a longo prazo. Ou seja, nada de mudar a estratégia toda semana!

Desafios no planejamento de Marketing do TikTok

Com uma plataforma tão jovem e dinâmica, pode ser complicado desenvolver de forma rápida uma estratégia de marketing para o TikTok. 

Quando não há uma familiaridade com a rede social, alguns desafios podem surgir em conjunto com a rotina da empresa, como: 

  • Entender a linguagem e cultura da Geração Z (grande parte do público do TikTok);
  • Criar conteúdos criativos, que seguem as tendências atuais sem adquirirem um tom artificial ou “forçado”;
  • Mudanças constantes no algoritmo e funcionalidades da plataforma;
  • Falta de tempo e de recursos para produção de conteúdo constante, gestão da plataforma e mensuração de resultados;
  • Analisar as métricas e KPIs da plataforma;
  • Monitorar os concorrentes.

Por isso, o ideal é contar com profissionais especializados em Marketing de Conteúdo nas redes sociais. A Agência L3ft, por exemplo, cria estratégias personalizadas de marketing no TikTok para sua empresa ter sucesso! 

“Aqui na agência temos como princípio fazer um grande estudo da marca e da vertical que ela está inserida na plataforma, para conseguir montar uma estratégia eficaz e que faça sentido para a audiência e para a própria marca. Não é simplesmente criar um perfil e reutilizar vídeos verticais de outras redes sociais, é crucial uma adaptação completa de linguagem, de estratégia e até mesmo de objetivos a serem atingidos com o TikTok.” – Maria Nadai, supervisora de Planejamento da L3ft

Entre em contato com a L3ft e entenda o trabalho de nossos especialistas em Social Media.

Ideias de conteúdo para o TikTok

profissional de marketing produzindo vídeo com influencer para o TikTok

A autenticidade no marketing é um dos pontos mais importantes para o TikTok, segundo estudo da Nielsen: 73% dos usuários consideram a publicidade no TikTok única e diferente, e 61% acham que os anúncios que se mesclam com o conteúdo trazem fluidez para a experiência. 

Além disso, é preciso caprichar na produção e edição! Explore as ferramentas de edição do TikTok, como filtros, efeitos e transições, para criar vídeos criativos e que chamem a atenção do público. 

Invista em narrativas ágeis, boas trilhas sonoras e cortes com o timing correto. Isso proporciona ao usuário a mesma sensação de estar consumindo um conteúdo orgânico da plataforma. 

Apresentamos abaixo algumas ideias de conteúdo para considerar. Confira!

1. Soluções para problemas cotidianos

Desde resolver um problema até compartilhar rotinas, o conteúdo que traz dicas para o dia a dia demonstra o conhecimento da empresa e transmite confiança ao usuário. Aposte em tutoriais, receitas e listas de compras úteis!

3. Storytelling 

Grave vídeos contando histórias interessantes! De acordo com as bases de conhecimento do TikTok, é importante que o conteúdo narrado tenha uma divisão baseada em “motivação”, “obstáculo” e “desfecho”. 

4. Lives de tira-dúvidas

Convide sua audiência para uma Live especial, em que você vai responder todas as perguntas enviadas pelo público. Podem ser dúvidas relacionadas ao seu produto ou serviço, ou até mesmo questões mais abrangentes, relacionadas ao seu nicho.

5. Desafios e trends

Participe de desafios e trends populares no TikTok para aumentar o alcance das suas publicações e gerar engajamento com a comunidade. Você também pode criar seus próprios desafios e convidar seus seguidores a participar.

6. Câmera lenta

Vídeos em câmera lenta são muito populares  no TikTok e podem ser usados para diversos conteúdos, como vídeos de atividade física, dança, maquiagem e culinária. Eles possuem um efeito dramático e enfatizam detalhes que não seriam percebidos na velocidade normal.

Queda de objetos, estouro de balão, formação de bolhas de sabão, queima de fogos de artifício, balançar das folhas de uma árvore… são outros exemplos de imagens que ficam muito interessantes em câmera lenta!

7. Duetos e dublagens

Um vídeo de dueto no TikTok é uma funcionalidade que permite criar um vídeo com tela dividida, mostrando o seu vídeo lado a lado com o vídeo de outro usuário. Assim você pode interagir com outros conteúdos, reagindo em paralelo, expressando sua opinião, fazendo comentários ou dublando a cena.

8. Vídeo longo

Nem só de vídeos curtos vive o TikTok! Os vídeos longos também possuem seu espaço, desde que o conteúdo valha a pena ser assistido até o final. Por exemplo, o resumo de uma viagem, uma entrevista, um debate ou um conteúdo educativo sobre um tema mais complexo.

Também é possível criar histórias compridas, sejam elas reais ou fictícias, aproveitando o tempo maior para adicionar detalhes e tramas.

9. Colab com influenciadores

O marketing com influenciadores pode alcançar novas audiências e gerar reconhecimento para sua marca. Encontre influenciadores relevantes para seu nicho e que se conectem com seu público-alvo.

Quer impulsionar seus resultados de marketing no TikTok? Entre em contato com a L3ft!