8 plataformas de vendas online que vale a pena conhecer

Hoje, com a internet, é muito mais fácil ter sua própria loja online. Muitos empreendedores estão desbravando o mundo do e-commerce e percebendo a importância de criar uma boa jornada de compra, independentemente da plataforma de vendas online escolhida.  Contudo, a grande variedade de plataformas e estilos de venda on-line acaba por tornar o processo […]

Hoje, com a internet, é muito mais fácil ter sua própria loja online. Muitos empreendedores estão desbravando o mundo do e-commerce e percebendo a importância de criar uma boa jornada de compra, independentemente da plataforma de vendas online escolhida. 

Contudo, a grande variedade de plataformas e estilos de venda on-line acaba por tornar o processo de escolha mais complexo. Por isso, neste artigo, a Agência L3FT explica os diferentes tipos de plataformas online e apresenta 8 melhores plataformas de e-commerce que recomendamos para nossos clientes. 

Tipos de plataformas de vendas online 

Dentro do universo do e-commerce, existem diferentes tipos de plataformas que são voltadas para empresas de diferentes portes. Veja a diferença entre cada uma delas. 

E-commerce próprio: vantagens e opções

Os e-commerces próprios são as lojas virtuais criadas em sites próprios, como é o caso de grandes empresas, por exemplo as Lojas Renner ou a Natura.  Esse modelo permite maior controle sobre a experiência do cliente, identidade visual, formas de pagamento e estratégias de marketing (SEO, mídia paga e outras).

Ao construir uma plataforma de e-commerce própria, é possível trabalhar com plataformas Open Source (código aberto) ou SaaS (Software as a service).

Plataformas Open Source permitem personalização total, mas exigem conhecimentos técnicos e estrutura de hospedagem própria, além de custos com manutenção e segurança. Alguns exemplos de plataformas Open Source são:

Plataformas Open Source

  • Magento (Adobe Commerce Open Source);
  • WooCommerce (WordPress);
  • PrestaShop;
  • OpenCart;
  • osCommerce;
  • Bagisto;
  • Spree Commerce.

Já os sistemas SaaS funcionam por assinatura, são mais fáceis de usar, com suporte técnico incluso, mas têm menos flexibilidade e podem cobrar taxas sobre vendas. Entre as plataformas SaaS estão:

Plataformas SaaS

  • Shopify;
  • VTEX;
  • BigCommerce Enterprise;
  • Salesforce Commerce Cloud;
  • Tray;
  • Wix eCommerce;
  • Squarespace Commerce.

A escolha entre uma e outra depende do porte da empresa, da equipe técnica disponível e do nível de personalização desejado.

Marketplaces

Os Marketplaces são plataformas que reúnem diversos vendedores, como um shopping center virtual

Estas plataformas são uma boa opção para pequenas empresas, visto que o investimento inicial é muito baixo, o alcance do público é imediato e a plataforma já tem uma infraestrutura pronta, com sistema de pagamento, segurança e suporte técnico. 

Outra vantagem muito grande do Marketplace é a confiança que os consumidores depositam nele. Na atualidade, a demanda por compras online aumentou e, consequentemente, o número de e-commerces e estratégias de venda também. 

Contudo, esta alta demanda resultou em um crescimento nos golpes e estratégias de venda duvidosas, o que impacta diretamente na confiança do consumidor. Por exemplo, uma pesquisa de 2024 da Universidade de Chicago apontou que a prática de dropshipping abusivo prejudicou a confiança geral dos consumidores em e-commerces.

Neste cenário, os marketplaces passam segurança por possuírem políticas concretas de devolução e reembolso. Caso o consumidor não receba o produto ou não esteja satisfeito com ele, pode devolvê-lo e em alguns dias ter seu dinheiro de volta. 

Contudo, estas plataformas cobram taxas sobre as vendas, além de que os dados de compra pertencem ao marketplace, limitando estratégias de CRM, marketing e relacionamento direto. 

Dentre os marketplaces mais conhecidos estão:

  • Amazon;
  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza;
  • Shopee;
  • Dafiti;
  • AliExpress;
  • Shein.

Social Commerce: O Que É, Vantagens e Desafios

O social commerce faz referência às plataformas de venda que são integradas nas redes sociais. A maior vantagem deste estilo de venda é a possibilidade de uma jornada de compra “sem atrito”, ou seja, sem precisar mudar de plataforma. 

O Social Commerce Survey de 2022, realizado pela empresa Accenture, apontou que 59% dos jovens da geração Z e Millennials são mais propensos a comprar em redes sociais se puderem finalizar a compra ali mesmo, sem redirecionamentos. 

Porém, o social commerce ainda apresenta alguns desafios devido a falta de estrutura para gestão de pedidos, a escalabilidade limitada e dificuldade de integração com sistemas de gestão. 

Alguns exemplos de social commerce são:

Quer entender melhor como fazer marketing no Tiktok? A Agência L3FT te ensina.

Melhores plataformas de e-commerce 

Confira a lista com 8 plataformas de e-commerce que nós da Agência L3FT recomendamos para nossos clientes. 

Shopify

Logo da plataforma de vendas online Shopify.

O shopify é uma plataforma SaaS conhecida por sua facilidade de navegação e implantação, tendo o melhor custo benefício do mercado. Nela, você consegue criar sua loja virtual de forma rápida sem necessidade de conhecimento de programação

Esta plataforma oferece boas práticas de SEO, contando com URLs personalizáveis e amigáveis para SEO, além de estrutura limpa e rápida. É possível editar facilmente meta tags e descrições e os sites tem boa velocidade de carregamento. 

Além disso, o Shopify se integra facilmente com ferramentas de mídia paga, como o Meta Ads e o Tiktok Ads, e de análise de dados, como o Google Analytics 4.

Esta é a escolha ideal para pequenas e médias empresas que estão buscando um e-commerce funcional que possa ser implementado rapidamente.  

WooCommerce

 Logo da plataforma de vendas online WooCommerce.

O Woocommerce é o e-commerce integrado ao WordPress, plataforma de criação de sites mais usada no mundo. Esta plataforma Open Source é totalmente personalizável e ideal para quem busca mais ferramentas e flexibilidade.

A plataforma de vendas online aproveita os recursos nativos do WordPress, que já são otimizados para SEO, e proporciona flexibilidade total para personalização técnica de SEO e estruturação das URLs. Ademais, ela é compatível com plugins de SEO disponíveis gratuitamente no WordPress, como o Yoast SEO ou Rank Math. 

O e-commerce Woocommerce também oferece integração com Google e Meta Ads e implantação de pixels, scripts e ferramentas de análises de dados como o Tag Manager, Hotjar ou CRM. 

Magento

Logo da plataforma de vendas online Magento.

O Magento, plataforma que faz parte do grupo Adobe desde 2018, é uma das mais completas e flexíveis do mercado. Esta plataforma Open Source é gratuita e oferece uma arquitetura técnica robusta com recursos de personalização SEO avançados e forte desempenho em SEO para lojas com uma grande variedade de produtos.

Esta plataforma é ideal para empresas que buscam sites mais complexos e multinacionais, visto que ela oferece diversos serviços, mas é necessário uma equipe técnica com mais senioridade. 

Adobe Commerce

Logo da plataforma de vendas online Adobe Commerce.

A Adobe Commerce é a versão premium e paga do Magento e conta com recursos empresariais avançados. O mais especial desta plataforma é a integração nativa com o Adobe Experience Cloud, que oferece diversos serviços, como:

  • Adobe Analytics: coleta e analisa dados da jornada do cliente em tempo real;
  • Adobe Target: testes A/B e personalização de conteúdo;
  • Adobe Audience Manager: segmentação de audiência com base em dados;
  • Adobe Campaign: gerenciamento de campanhas de marketing omnichannel;
  • Adobe Journey Optimizer: criação de experiências personalizadas em tempo real;
  • Adobe Real-Time CDP: unificação e ativação de dados dos clientes;
  • Adobe Marketo Engage: automação de marketing focada em leads e B2B.

VTEX

 Logo da plataforma de vendas online VTEX.

A plataforma brasileira SaaS VTEX é considerada uma das melhores plataformas de vendas online do mercado. Ela oferece boa estrutura técnica e recursos nativos de SEO, tendo gerado resultados excelentes para lojas grandes.

Além disso, VTEX oferece Analytics nativo com detalhamento da jornada do cliente, machine learning para análise preditiva e dashboards customizáveis focados em comportamento de compra. 

Na plataforma você também tem a opção de extrair relatórios de performance por produto, categoria e campanha. O e-commerce da VTEX conta com recursos nativos para testes A/B, integração com ferramentas analíticas externas e ferramentas para remarketing e retargeting. 

BigCommerce Enterprise

Logo da plataforma de vendas online Big Commerce.

A BigCommerce Enterprise é uma plataforma focada em grandes operações e projetos omnichannel, sendo utilizada principalmente por grandes marcas de varejo. 

Ela se destaca pelos insights avançados, relatórios personalizados e analytics detalhados de abandono de carrinho. Com a BigCommerce, sua empresa consegue fazer análises por segmento de clientes e rastrear em tempo real o comportamento de compra. 

A plataforma também oferece integração robusta com ferramentas externas de BI e integrações nativas para Google Shopping, além de realizar a sincronização automática do feed de produtos para plataformas de anúncios. 

Salesforce Commerce Cloud

Logo da plataforma de vendas online Salesforce Commerce Cloud.

O Salesforce Commerce Cloud é ideal para negócios que já utilizam o ecossistema Salesforce. A plataforma se destaca por ser a única com inteligência artificial integrada, possibilitando recomendações de produto personalizadas e otimização  da experiência com base em comportamento de navegação e compra. 

Ela também oferece uma jornada do cliente omnichannel unificada, ou seja, você pode criar experiências em diferentes canais com gestão centralizada, seja na loja online, no aplicativo, marketplace ou na loja física. 

Tray

Logo da plataforma de vendas online Tray.

A Tray, outra opção de plataforma SaaS brasileira, tem bom custo benefício e recursos de gestão simplificados, sendo uma boa opção para empresas de diferentes tamanhos e setores. 

Ela oferece recursos básicos de SEO, como edição de metadados, títulos e URLs, além de integração com ferramentas de mídia paga e análise de dados, como o Meta e o Google Ads, o Google Analytics 4 e o RD Station. 

Vale ressaltar que o SEO do seu negócio não depende apenas da plataforma que você escolher, mas da forma como você configura e utiliza os recursos. Aqui na Agência L3FT a gente constrói soluções de marketing e SEO que se adaptam a realidade do seu e-commerce. Conheça nosso trabalho!