Assim como todas as áreas de conhecimento, o Marketing está em evolução constante.
Novas plataformas, tecnologias, estratégias e hábitos de consumo surgem todos os dias, impactando diretamente como o mercado funciona. Da mesma forma, tendências antigas voltam à tona e retomam seu lugar no spotlight.
Para você ficar afiado nas últimas mudanças, a Agência L3FT trouxe 12 tendências de marketing que estão com toda a força em 2025.
Vale ressaltar que nem todas as tendências que se fortalecem são realmente novas. Muitas vezes, essas mudanças fazem com que os consumidores retomem hábitos antigos que haviam caído em desuso, reacendendo estratégias de marketing antes consideradas ultrapassadas.
Principais tendências de marketing em 2025
Veja 12 tendências de marketing que estão dominando o mercado em 2025:
1. Marketing personalizado
Muito mais do que apenas colocar o nome da pessoa em um e-mail, o marketing personalizado trabalha com públicos segmentados e ações diferenciadas para cada grupo de clientes.
O trunfo do marketing personalizado em 2025 está na integração do Big Data com plataformas de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Em ambientes virtuais como sites, aplicativos e redes sociais, as empresas coletam e analisam dados comportamentais e o histórico de interações dos clientes. Com base nessas informações, elas programam ações automatizadas para enviar respostas rápidas e personalizadas aos clientes.
A Inteligência Artificial se tornou indispensável neste processo, processando os dados eficientemente e possibilitando que as equipes foquem em estratégias criativas enquanto sistemas automatizados cuidam da execução personalizada.
2. Marketing conversacional
Assim como no marketing personalizado, o marketing conversacional se fortalece em um momento onde o público está cada vez mais sedento por contato real. As propagandas e estratégias genéricas não alcançam mais o cliente, que busca ter uma troca direta com a empresa da qual está comprando.
O marketing conversacional busca se distanciar das estratégias de vendas tradicionais, como e-mails padronizados e formulários de contato, para atender à crescente demanda por respostas mais rápidas e humanizadas.
De acordo com dados da Salesloft, clientes B2B que entram em contato para uma compra têm altas expectativas em relação ao tempo de resposta. A pesquisa revelou que vendedores que demoraram 5 minutos para responder aumentaram em 10 vezes o risco de perder o cliente. Já aqueles que levaram 10 minutos viram esse risco crescer em 100 vezes.
Neste contexto, o uso de chatbots é comum para diminuir o tempo de resposta. O marketing conversacional não precisa necessariamente de um chatbot, mas ele é uma boa ferramenta para manter o cliente engajado até que um agente humano possa tomar a frente.
O essencial ao usar chatbots é alimentá-los com o máximo de informações possíveis, para que ele consiga efetivamente ajudar o comprador e transparecer a identidade da marca. Não deixe de fazer testes, pesquisar e aprovar a ferramenta antes de implementá-la.
3. Nostalgia
A nostalgia é outra tendência que tomou conta das redes sociais, principalmente entre os jovens da geração Z. Investir em ações nostálgicas já não é uma estratégia que fala apenas com as pessoas que viveram o passado.
A chave para explorar essa onda de nostalgia é conectar as lembranças com formatos e referências atuais para combinar o gostinho de infância com o consumidor de hoje.
Podemos ver o elemento de nostalgia bem aplicado na participação da Xuxa, em parceria com o Itaú, no Rock in Rio de 2024. Outro exemplo foi a campanha da Volkswagen que reuniu Maria Rita e Elis Regina, unindo o legado e o futuro.
As marcas têm apostado até mesmo em relançar produtos descontinuados para reviver febres dos anos noventa e dois mil. A Boticário, por exemplo, voltou com a linha de perfumes Ma Chérie, visando atingir os millenials com a nostalgia e também os Gen A e Alfa pela estética infantojuvenil.
4. Inteligência Artificial (IA)
De acordo com a revista Exame, a Inteligência Artificial é uma das principais tendências de marketing em 2025. Usufruir das novas ferramentas permite à empresa produzir, distribuir e personalizar o conteúdo de forma mais ágil e interativa.
Entre as principais ferramentas de inteligência artificial para marketing estão plataformas de revisão de texto como a Clarice.AI, geradores de imagem e vídeo e ferramentas de chatbot, como o ChatGPT.
Além das formas mais óbvias de uso da Inteligência Artificial, algumas marcas têm surfado nos memes e criações humorísticas com IA, a fim de atrair clientes.
Em abril, o KFC da Espanha viralizou ao divulgar uma nova linha de brinquedos para o menu infantil inspirados em personagens fictícios, criados por geradores de vídeos com IA. O famoso meme da Bailarina Cappucina que tomou conta do Tiktok faz parte dos mascotes.
5. Colaboração estratégica
Os posts colaborativos já são uma tendência de marketing há muito tempo, contudo a colaboração estratégica vai muito além de apenas publicar um colab.
Ela inclui o lançamento de produtos novos, campanhas publicitárias que mesclem a identidade visual de duas marcas, ações promocionais e outras dinâmicas que engajem os seguidores de ambas as marcas.
A ideia aqui é unir marcas não concorrentes em um propósito único.
Um exemplo bem sucedido desta estratégia foi a parceria entre a Carmed e a Oakberry, que resultou em um brilho labial com sabor açaí.
6. Videocast
Os videocasts representam a fusão de dois formatos de conteúdo que vêm crescendo exponencialmente: o vídeo e o podcast.
Os podcasts já estão em ascensão no Brasil há bastante tempo e, agora, a implementação do vídeo tem sido cada vez mais requisitada pelo público.
Com a captação em vídeo, os criadores podem enriquecer o conteúdo com elementos visuais, como expressões faciais, objetos, gráficos e outros recursos que ampliam a experiência do espectador.
A popularidade dos videocasts também está ligada à busca por humanização e proximidade com os produtores de conteúdo. Esse formato literalmente dá um rosto à voz, fortalecendo a conexão do público com quem está por trás do podcast.
7. Social Media Influencers
O marketing de influência não para de crescer e não seria possível não incluí-lo nas tendências de marketing de 2025. Ser influencer deixou de ser um hobbie para se tornar uma carreira, o que acarretou em uma profissionalização do ramo e facilitou o trabalho de empresas com produtores de conteúdo.
A grande tendência de 2025 é o boom dos microinfluenciadores. Em vez de investir em campanhas milionárias com grandes celebridades da internet, as empresas estão reconhecendo o potencial dos criadores de conteúdo menores, que oferecem resultados mais qualitativos do que quantitativos.
A busca por personalização também impacta o marketing de influência, fortalecendo a base de pequenos influenciadores. Mesmo sem milhões de seguidores, eles mantêm uma relação próxima e autêntica com seu público, gerando uma conversão mais forte graças à confiança que construíram com sua audiência.
Quer trabalhar com influenciadores, mas não sabe por onde começar? Saiba como contratar influenciadores no blog da Agência L3FT.
8. Conteúdos em vídeo

Os conteúdos em vídeo já estão em ascensão no mundo do marketing há bastante tempo e não parece que isso irá mudar. Segundo dados da Wyzowl, em pesquisa realizada em 2023, 84% das pessoas entrevistadas afirmaram que foram convencidas a comprar um produto a partir de um vídeo promocional da marca.
Instagram e TikTok
Neste contexto, o Instagram e o TikTok se consolidaram como plataformas de destaque graças aos vídeos curtos, que possuem maior facilidade de viralização e altas taxas de conversão.
O YouTube, embora seja mais conhecido por conteúdos longos, também acompanhou essa tendência. A plataforma registrou um aumento de R$ 2 milhões em receita de anúncios, segundo dados do We are social, devido ao sucesso do YouTube Shorts.
9. ESG, diversidade e inclusão
A geração Z, que tem se tornado um público muito visado pelas empresas, é conhecida pelo ativismo, sendo fortemente engajada com movimentos sociais pela inclusão e pelo meio ambiente.
Como era de se esperar, isso impacta em seus hábitos de compra e hoje existe uma expectativa maior de que as empresas ajam ativamente para promover a diversidade e o combate às mudanças climáticas.
Os clientes esperam ver as marcas implementarem práticas sustentáveis reais em todas as etapas de operação. Estas práticas devem ser acompanhadas de uma comunicação clara e transparente sobre todos os processos.
Para esta nova geração de consumidores, a sustentabilidade e a inclusão devem fazer parte da brand persona das marcas das quais eles consomem, sendo mais que uma estratégia de marketing, mas um propósito.
10. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)
O SEO, ou Search Engine Optimization, que já era um queridinho do marketing há muitos anos, mostrou-se ainda mais forte. Em 2023, o mercado global de serviços de SEO foi estimado em R$82,3 bilhões e projeta-se que ele alcançará R$143,9 bilhões até 2030.
Dados da empresa Backlinko mostraram que, rankear em primeiro lugar na pesquisa do Google pode aumentar sua taxa de cliques em 32,3%. E isto representa apenas uma gota do mar de oportunidades que o SEO pode trazer para sua empresa.
Com a chegada do ChatGPT, muitas empresas se questionaram se ainda valia a pena investir em SEO, prevendo uma possível queda do Google. Contudo, os últimos números mostram que isso está longe de acontecer. Veja alguns dados de 2024:
- Em 2024, Google recebeu 373 vezes mais pesquisas que o Chat GPT;
- 99% dos usuários de plataformas de IA continuam usando ferramentas de busca;
- Enquanto o Google Search impulsionou cerca de 200 interações por mês por usuário, o ChatGPT impulsionou 12,2;
- 92% do tráfico global da Internet vem do Google;
- Todos os dias, 15% das palavras-chave pesquisadas no Google nunca foram usadas antes. Ou seja, há pesquisas novas sendo feitas todos os dias.
Além disso, as experiências da L3ft comprovam que o SEO ajuda os sites a serem citados por ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, Perplexity e Gemini.
11. Social Selling
O Social Selling, apesar de não ser uma tendência nova, voltou a ganhar destaque no mundo dos negócios. Essa estratégia consiste em usar as redes sociais para construir um relacionamento com o público e aumentar as conversões.
Nessa abordagem, a chave é desenvolver uma brand persona forte, capaz de atrair seu público e incentivá-lo a dar o primeiro passo para conhecer mais sobre seu produto.
Felizmente, as próprias redes sociais têm lançado ferramentas que facilitam o social selling e aumentam as chances de conversão.
Novos recursos, como chatbots, catálogos integrados às plataformas e vendas por transmissão ao vivo (live commerce), têm impulsionado as campanhas das marcas, tornando o processo de compra mais dinâmico e acessível.
12. Marketing Omnichannel

O marketing omnichannel é uma tendência em crescimento devido à sua eficiência em otimizar o atendimento e a operação das empresas. Ele consiste em integrar todos os pontos de comunicação da empresa (redes sociais, site, aplicativo, loja física) em um único sistema, garantindo um atendimento contínuo e sem rupturas entre os canais.
Além de direcionar o atendimento para o setor correto e evitar a sobrecarga da equipe, essa estratégia também assegura uma experiência uniforme para o cliente, mantendo a qualidade e o tom de voz da marca, independentemente do canal onde a interação teve início.
Agência L3ft de olho nas tendências
A Agência L3FT está sempre atenta às mudanças e tendências de marketing para entregar as melhores soluções para sua empresa.
Para isso, contamos uma equipe qualificada, antenada às novidades do mercado, fornecemos incentivo financeiro a cursos e programas de atualização de profissional, e fazemos reuniões regulares de treinamento interno.
Saiba como podemos ajudar o seu negócio a ter um marketing eficiente.