O marketing é uma área de conhecimento extremamente ampla, com diversas abordagens que variam de acordo com o foco e os objetivos da empresa em determinado momento.
Identificar a estratégia mais adequada para cada fase do negócio é essencial para potencializar a captação e fidelização de clientes, tornando o público cada vez mais engajado e conectado com a marca.
Mas, com tantas opções disponíveis, como saber qual é a melhor estratégia para a sua empresa?
Para te ajudar nessa escolha, a Agência L3ft preparou um conteúdo explicando os principais tipos de marketing. Assim, você pode se aprofundar no assunto e identificar a opção mais alinhada aos objetivos e ao momento do seu negócio.
Vamos lá?
Primeiramente, o que é marketing?
Antes de falarmos sobre os principais tipos de marketing, é essencial entender o que é marketing, de fato.
Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing moderno, podemos definir o marketing como um “processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam, por meio da criação, oferta e livre troca de produtos e serviços de valor com outros.”
A definição de Kotler realça uma questão importante: o marketing vai muito além da propaganda. Ele contempla um conjunto de atividades, processos e estratégias utilizados pelas empresas para atrair, engajar e conquistar os clientes, mostrando que seu produto é a solução para o problema que os aflige.
Nas palavras do pesquisador Gilson Honorato, “o marketing é uma atividade voltada para conquista e manutenção lucrativas dos clientes por meio destes processos de troca, desde que atendendo as necessidades, os desejos e as expectativas visando a conquistar a fidelidade do cliente para sua empresa, produtos e serviços.”
Sendo assim, é visível que o marketing é muito mais que apenas fazer uma boa propaganda. Ele envolve todas as etapas do processo de conquista do cliente, desde o despertar do interesse até o pós-venda, passando pela logística de distribuição, desenvolvimento de produtos e definição de preços.
Ou seja, o marketing é um campo multidisciplinar, que envolve conhecimentos de administração, economia, comunicação, psicologia e sociologia.
12 tipos de marketing que podem beneficiar sua empresa
Para identificar o melhor tipo de marketing para a sua realidade, é importante dar um passo atrás e analisar o seu público-alvo. Compreender quem é seu cliente ideal, onde ele está e como ele consome informação é fundamental para escolher a estratégia de atração mais eficiente.
Afinal, o sucesso de qualquer ação de marketing depende de falar com as pessoas certas, no canal certo e da forma certa.
Veja abaixo 12 tipos de marketing que podem beneficiar sua empresa:
1. Marketing Offline
O marketing offline é o marketing tradicional, ou seja, todas as ações de divulgação e atração realizadas fora da internet. Isso inclui desde estratégias simples, como a distribuição de panfletos, até abordagens mais elaboradas, como anúncios em jornais, comerciais de TV e ações de telemarketing.
Embora tenhamos a impressão de que as empresas migraram completamente para o digital, a realidade é que as marcas estão criando estratégias offline que conversam com ações online. Podemos visualizar essa dinâmica em, por exemplo, um comercial de TV que é um trecho de um vídeo maior publicado no youtube, ou uma ação no BBB que leva para as redes sociais da marca.
A verdade é que o marketing offline ainda tem seu valor e pode gerar impacto real, especialmente quando bem direcionado.
Em 2025, o marketing offline ganhou um novo fôlego com o crescimento de uma tendência chamada JOMO (Joy of Missing Out), a alegria de se desconectar. Esse movimento, que surge da fadiga digital generalizada, incentiva as pessoas a se afastarem das telas para cuidar do bem-estar e da saúde mental.
Nesse contexto, ações offline voltam a chamar a atenção e podem ser uma ferramenta poderosa para marcas que querem se destacar fora do ambiente digital saturado.
2. Marketing Digital
Mesmo com a alta dos movimentos de desconexão, o marketing digital ainda é extremamente relevante e se tornou uma das ferramentas mais eficazes de conversão na atualidade.
Ele se destaca também pela grande variedade de ferramentas e plataformas para divulgação de produtos. O marketing digital inclui o marketing de conteúdo, de redes sociais, de busca, email marketing, entre outros.
As diferentes plataformas, cada uma com seu formato único, abrem portas para a criatividade e a captação de mais públicos no universo online.

3. Outbound Marketing
O outbound marketing é um tipo de marketing no qual a empresa vai atrás dos clientes. Essa busca da empresa pelo cliente pode ser por meio de anúncios, cold calls, posts patrocinados, webinars, ou realmente enviando uma mensagem direta para o consumidor.
O problema com este tipo de marketing é que muitas vezes empresas utilizam abordagens invasivas para chamar a atenção dos clientes, o que pode prejudicar o relacionamento a longo prazo.
Apesar disso, o outbound marketing pode ser crucial para empresas em setores muito competitivos ou com produtos inovadores, nos quais esperar que os clientes encontrem a marca por conta própria seria inviável.
Além disso, o outbound marketing oferece vantagens significativas quando bem executado. Ele permite resultados mais rápidos e previsíveis do que estratégias inbound, gerando leads imediatos.
Ele proporciona maior controle sobre o alcance e segmentação da mensagem, permitindo direcionar esforços especificamente para o público-alvo desejado.
Outra vantagem importante é sua escalabilidade: uma vez identificados os canais mais eficientes, é possível ampliar o investimento para aumentar proporcionalmente os resultados.
4. Inbound Marketing
Já o inbound marketing é o contrário do outbound. Nesse modelo, a ideia é atrair o cliente por meio de conteúdos relevantes e de valor, despertando o interesse dele de forma natural até que esteja pronto para realizar a compra.
Essa estratégia engloba marketing de conteúdo, produção para redes sociais, SEO e outras técnicas que aumentam a visibilidade da marca e facilitam que o público encontre o que foi produzido.
O inbound marketing atua especialmente no topo do funil de vendas, quando o consumidor ainda está em fase de descoberta ou aprendizado. Ele consome seu conteúdo, se informa e cria uma conexão com sua marca, mas ainda não está no momento de decisão de compra.
O objetivo aqui é nutrir esse relacionamento até que a conversão aconteça.
5. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo consiste em criar conteúdos relevantes para o cliente que ajudam a construir uma relação de confiança com a marca. Ele tem como alvo engajar o consumidor durante todo o processo de compra, fortalecendo a imagem da empresa.
O marketing de conteúdo inclui materiais informativos em blogs, redes sociais, newsletters, e-books, webinars e muito mais.
6. Marketing de Performance
O marketing de performance consiste em construir estratégias e ações a partir de dados para melhorar a performance de conversão. Ele analisa o ROI (Retorno sobre investimento) da empresa para entender se as táticas de marketing aplicadas estão gerando a receita esperada ou se precisam ser alteradas.
Ferramentas como o Google Ads, Meta Ads e Tiktok Ads são algumas das fontes de dados utilizadas para construir estratégias de marketing de performance. Além destas ferramentas, análises de SEO e KPIs também podem trazer dados esclarecedores.
7. Marketing de Relacionamento
O marketing de relacionamento é uma vertente do marketing focada em construir e alimentar o relacionamento da empresa com seus clientes. Aqui, o contato com o cliente não acaba na hora que a compra é finalizada.
O objetivo é ter uma relação bem fundamentada com o público para potencializar a fidelização de clientes.
Um case de sucesso de marketing de relacionamento foi a estratégia aplicada pela equipe de marketing da Boca Rosa. No último lançamento da base stick da marca de maquiagem da influencer Bianca Rosa, muitos clientes reclamaram da qualidade das embalagens.
Consumidoras receberam produtos quebrados ou com falha no funcionamento e cobraram um posicionamento da influenciadora. Como resposta para a polêmica, a empresa recolheu os produtos danificados, reembolsou os consumidores e coletou feedbacks para rever a produção das bases.
Como resultado, o público aplaudiu a atitude da empresa e, mesmo com uma falha no produto, o relacionamento com a marca ficou ainda mais forte.
8. Marketing de Eventos
O marketing de eventos é uma estratégia focada na criação, planejamento e execução de eventos com o objetivo de promover a marca, seus produtos ou serviços.
Além de organizar seus próprios eventos, a empresa também pode se beneficiar ao patrocinar grandes eventos de terceiros, como shows, competições esportivas e encontros empresariais. Assim, a marca ganha visibilidade e conexão com o público presente.
Um exemplo clássico dessa estratégia é a criação de estandes interativos em festivais de música, como o Rock in Rio e o Lollapalooza. Nesses espaços, as marcas oferecem experiências imersivas ou brindes exclusivos aos visitantes, gerando alto engajamento e fortalecendo a presença da empresa na memória do público.
9. Marketing de Afiliados
O marketing de afiliados é uma estratégia baseada na criação de uma rede de parceiros (os afiliados) que promovem os produtos ou serviços da empresa em troca de uma remuneração por cada conversão gerada, seja ela um clique, uma venda ou até mesmo um cadastro.
Esse modelo é bastante popular no setor de entretenimento, especialmente para a divulgação de shows e festas. Nesses casos, é comum que os afiliados recebam benefícios, como entrada gratuita para o evento, em troca de um número mínimo de conversões realizadas por meio de seus links ou códigos.
10. Marketing Multinível
Similar ao marketing de afiliados, o marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é uma estratégia baseada na formação de uma rede de revendedores. Esses revendedores comercializam os produtos da marca em troca de comissões sobre as vendas realizadas.
Uma característica marcante do marketing multinível é que ele se expande de forma orgânica, já que muitas empresas oferecem comissões extras para quem recruta novos revendedores. Isso incentiva o crescimento da rede, ampliando o alcance da marca e, consequentemente, as vendas.
Empresas como Mary Kay, Avon e Natura são exemplos clássicos de marcas que adotam com sucesso essa estratégia.
11. Marketing de Influência

O marketing de influência cresceu consideravelmente nos últimos anos com a popularização dos influenciadores digitais e creators. Este tipo de marketing combina estratégias de produção de conteúdo em parceria com influenciadores digitais e celebridades da internet.
A principal tendência para 2025 no marketing de influência são os micro influenciadores. Em vez de apostar em grandes nomes da internet com campanhas de alto custo, as marcas estão voltando seus olhos para criadores de conteúdo menores.
Essa mudança está diretamente ligada à crescente demanda por personalização. Os micro influenciadores, mesmo com audiências mais enxutas, têm uma conexão genuína com seus seguidores, o que fortalece a credibilidade e aumenta as chances de conversão.
Quer trabalhar com influenciadores, mas não sabe por onde começar? Saiba como contratar influenciadores no blog da Agência L3FT.
12. Marketing Pessoal
O marketing pessoal é voltado para a construção da imagem de uma pessoa física.
Ele pode ser interessante para estimular a humanização das empresas. Muitas empresas, ao invés de criar sua brand persona do zero, estão investindo no marketing pessoal de seus donos ou CEOs para dar um rosto à empresa e facilitar a conexão com clientes.
Este tipo de estratégia é comum para marcas criadas por celebridades que já estavam no processo de construir uma marca pessoal. Marcas como a Rhode, da modelo Hailey Bieber e a Fran by FR, da influenciadora Franciny Ehlke.
Qual destes tipos de marketing você acha que faz mais sentido para sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da Agência L3FT para entender melhor sobre cada tipo de marketing e saber como implementar estas estratégias no seu negócio.